sábado, 13 de setembro de 2008

ID / PNL

Seguindo o ritmo do último post, vamos dar início ao monólogo falando do ID.
O Id é o nosso "reservatório" de energia psiquica, onde nós guardamos as pulsões.
Pulsões são aqueles impulsos malditos que agente tem as vezes. Impulsos para várias coisas. Eles costumam vir do inabitável inconsciente, mas como todo mundo sabe, no mundo existe repressão, até no mundo dos nossos pensamentos.
Lá no nosso mundo a repressão chama-se superego. O superego funciona como uma censura que separa o inconsciente do consciente e representa a sociedade.
E o ego é a consciencia em si. Aquela consciencia certinha e filtradinha que agente pensa que tem. A figura abaixo ilustra como funciona o mecanismo da nossa mente (fiz no paint, huhu):



Imaginando que nossa mente seja o iceberg (é! Isso é um iceberg), a ponta dele é o EGO (consciencia), onde a água toca tem o cadeado do SUPEREGO (filtro social) e o "fundo" do iceberg tem o ID (poço de idéias). E as bolinhas são as INFORMAÇÕES armazenadas...

Humm, as vezes eu não queria ter o tal do filtro social... Dizem que as melhores idéias vem de lá, do nosso "HD" inexplorado.

--
Créditos ao meu fessô de criatividade Sebastião. Não teria descoberto essas coisas sem ele...
Créditos ao Wikipédia também! O mais novo "pai-dos-burros" da net.

2 comentários:

Ecristio disse...

Chato isso!! (mas eu tb sou) e o seu ice berg tá massa. Mas a maior parte dele naum tinha q estar imerso???

segue o registro q tô lendo td!!!!

Paloma disse...

é, eu sei... Mas eu só reparei depois que fiz o barquinho... Deu preguiça fazer outra vez, rsrs...

Adorei, comentando que você é chato no meu blog, huhuhu...